quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Colaboradores


O Assunto é ... Matemática







As crianças vão de forma espontânea construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia a dia. O papel da matemática na estruturação do pensamento, as suas funções na vida corrente e a sua importância para aprendizagens futuras, determinam a atenção que lhe deve ser dada no Jardim de Infância, cujo cotidiano oferece múltiplas possibilidades de aprendizagens matemáticas.É necessário ter-se presente que a principal finalidade da educação Pré Escolar não é a aquisição imediata dos conhecimentos, como em outras fases também, mas a formação de atitudes corretas e habilidades necessárias para essa aprendizagem.O desenvolvimento da criança não pode nem deve ser entendido como uma via cujo trajeto é obrigatório e previamente determinado.E a Escola Novo Caminho preza este assunto.

Materiais escritos




Dentre os ambientes da escola, estão organizados também materiais específicos para as aulas determinadas e outros diversificados para que a aprendizagem ocorra da melhor forma.
Além dos materiais mais utilizados estão também, objetos artesanais e culturais.
Todos são criados pelos alunos juntamente com seus educadores.Aqueles materiais que não são para a utilização nas aulas, são expostos mensalmente na entrada da escola, para integrar todos os alunos e os materiais, em atividades extremamente significativas.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Importância do Brincar


A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição.

Na Escola Novo Caminho o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres. É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. E vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Educacão é Tudo


Educação é Tudo


Educação é a única maneira de todos nós continuarmos.
Educação é tudo na vida.
Quando você diz bom dia é Educação.
Quando você aprende a ler ou a voar é Educação.
Quando você planta uma árvore ou deixa de jogar poluentes nos rios e mares, é Educação.
Quando você passa por um museu, um teatro, uma igreja ou um lugar histórico e entende o que isto significa, é Educação.
Educação é o maior patrimônio de um ser humano.
Porque Educação não é só aprender a ler e escrever.
Educação é você aprendendo o seu próprio país e o mundo.
E, nesse processo, aprendendo sobre você mesmo.
Muito mais: Educação são todos aprendendo sobre todos.
Educação é 165 milhões perguntando quem somos e para onde vamos. E descobrindo a magia e o poder das respostas.
E quando cada ser humano nasce, é como se uma biblioteca inteira começasse a ser construída.
Um processo que não termina nunca mais.
E que se chama futuro."


Nilza Teresa Rotter Pelá


Este poema reflete a importância da educação. E o objetivo na Escola Novo Caminho é garantir uma educação em que haja transformações!!!

sábado, 15 de novembro de 2008












Período das operações formais (12 anos em diante): nesta fase a criança, amplia as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. Com isso, conforme aponta Rappaport, a criança adquire "a capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta; discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios (adquirindo, portanto, autonomia)".

Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).

quinta-feira, 13 de novembro de 2008



O Estágio pré operatório de 2 a 7 anos de idade.

Estágios Segundo Jean Piaget


As salas de aula, na Escola Novo Caminho são adaptadas com base nos estágios de desenvolvimento da criança...
( 0 a 2 anos) Sensório motor.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Na Escola Novo Caminho acreditamos que nossos alunos aprendem mais quando trabalham em equipe, podendo trocar opiniões e assim formar suas próprias conclusões.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Comportamento das Crianças


A Valorização do aluno como Ser Pensante.

O Que valorizar na Escola Novo Caminho

Valorizar os conhecimentos dos alunos, dando liberdade de expressão para mostrar seus conhecimentos, são estratégias da Escola Novo Caminho, fazer o aluno despertar para o mundo ao seu redor,( O Envolvimento com a Sociedade com uma visão mais Crítica) ou seja, ser um cidadão com um olhar diferente, em torno de tudo aquilo que os rodeia.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Interação Escola - Família





A escola um novo caminho abre possibilidade para atuação de uma pedagogia difernciada.
A escola ideal tem que estar alinhada á filosofia da família, do aluno.


Na hora de escolher a escola que os filhos devem estudar, é que deparamos com as diferenças pedagógicas. Devemos parar e analisar juntamente com os nossos filhos e família o que é viável para adaptação. As linhas mais conhecidas se resumem em escola tradicional e escola construtivista. Cada uma delas tem uma maneira peculiar de levar o conhecimento aos alunos. A teoria construtivista leva o conhecimento considerando os saberes historicamente acumulados. A importância da vivência e o respeito pela história da família, é um meio de aprofundamento e interação entre a escola e sociedade, a partir da sua própria realidade a criança vai construindo seus valores. Nós da escola novo caminho abrimos portas para a comunidade escola, onde a família age diretamente em atividades de assistenciais, visando recursos e fundos que são revertidos para a própria instituição, sempre em prol de melhoras do estabelecimento em função dos alunos, entre atividades assistencialistas promovemos através de oficinas de artesanatos, artes plásticas, chás beneficentes, dentre outros eventos que visa sobretudo a confraternização da família o corpo docente, discente o desenvolvimento de relações sociais.
Contudo desenvolvemos nosso trabalho, compartilhando os saberes de acordo com a realidade comunitária que estamos inseridos.