quarta-feira, 29 de outubro de 2008


ESCOLA NOVO CAMINHO

As concepções da Escola um novo caminho contempla o pensamento Piagetiano, para o pesquisador suíço que descobriu a possibilidade de trabalhar a partir do erro, todo conhecimento é construído a partir de um processo contínuo de fazer e refazer, Piaget percorreu os caminhos das ciências naturais, filosofia e da psicologia, e durante cinqüenta anos construiu uma teoria do conhecimento epistemologia.

Uma das suas idéias desenvolvidas em sua pesquisa, foi que todo sistema vivo constitui-se de estruturas de diferentes possibilidades de equilíbrio. Ou todo prevalece sobre as partes, ou as partes sobre o todo. No caso do desenvolvimento cognitivo, o ser vive em constante processo de equilíbrio entre o todo e a parte.

No que diz respeito à educação e a pedagogia, a resposta dada por ele é aparentemente simples: O conhecimento se forma e evolui através do processo de construção e reconstrução. Explica-se como se dá à passagem de um determinado estágio de conhecimento para uma etapa posterior, em que o conhecimento é tido como melhor, mais complexo. Ele transforma seu trabalho em algo muito interessante para meios educacionais carentes de uma teoria cientifica do aprendizado. Criou-se uma ponte entre a psicogenética piagetiana e a criança: Ela aprende por si, construindo e reconstruindo suas próprias hipóteses que a cerca. Nesta fonte inspiraram-se desde Freinet até Emilia Ferreiro


Princípios inspirados em Piaget que fazem parte da nossa prática
A teoria de Piaget inspira na prática, três princípios que podem ajudar o professor na sala de aula:


- Respeito à produção do aluno. Uma idéia consensual, mas que ainda é difícil de ser praticada, porque o professor precisa estar seguro de que qualquer indivíduo pode aprender, independentemente da sua idade, sexo, cor, classe social. Conhecer é inerente ao ser humano, porque disso depende a sua sobrevivência.

- O aluno precisa de espaço para testar suas hipóteses. O conhecer parte da ação. Conhecemos agindo sobre o objeto a conhecer, seja ele pertencente à realidade concreta ou à realidade abstrata. A criança pensa que basta dar petelecos nos objetos para que eles se movam porque deu um peteleco na bola de papel e ela se moveu. Bate igualmente na mesa de madeira e ela não se move. A criança aprende que alguns objetos se movem, outros não, mas para exercitar isso ela precisa de espaço para fazer perguntas e testar respostas. Interpretar a realidade e a si mesma.

- O trabalho em grupo facilita o aprendizado. O conhecer se dá na integração dos indivíduos com os objetos a conhecer e entre os indivíduos.

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